COMO EVITAR O COMPORTAMENTO SUB OU SOBRE-ESTERÇANTE?
Em primeiro lugar é necessário manter a suspensão e os pneus do veículo sempre em bom estado. A calibragem; o alinhamento e o balanceamento das rodas devem ser verificados periodicamente. Deve se evitar entrar nas curvas em alta velocidade, mas também não se deve reduzir a velocidade usando os freios ou trocando de marcha (redução das marchas) já na curva. Procure fazer uso dos freios e redução das marchas antes de chegar na curva.
Para uma melhor distribuição do peso do veículo sobre seus eixos, deve se entrar na curva em aceleração moderada. Caso tenha tenha óleo ou terra na pista, ou seja uma descida, faça a curva na compressão do motor (tire o pé do acelerador não pise no freio nem na embreagem). Acelere apenas quando estiver mais da metade da curva. E ainda de preferência faça a curva o mais fechado possível, exceto se for uma curva para esquerda em vias de mão dupla.
O QUE FAZER QUANDO JÁ ESTIVER NUM COMPORTAMENTO SUB OU SOBRE-ESTERÇANTE?
Em primeiro lugar, tente manter a calma e entenda o que está acontecendo com seu veículo. Sentiu que mesmo fazendo a curva seu veículo continua saindo reto pela tangente (sub-esterçamento). Tire seu pé do acelerador, não pise no freio ainda, vire sua direção para o lado da saida da frente, ou seja para o lado em que seu veículo é jogado, e pise no freio mas não bruscamente e depois vire a direção para o lado da curva.
Caso perceba que seu veículo sai de traseira (sobre-esterçamento), tire o pé do freio. Vire sua direção para o lado da saida da traseira e depois volte a acelerar suavemente. veja o vídeo abaixo.
Experiência e profissionalismo fazem parte deste que conhecemos como Augusto Rattes.
ResponderExcluirAbraços...
Márcio Dutra ( A E S G )
professor você está de parabéns nuito bom seu trabalho !!
ResponderExcluirParabéns e obrigado pela aula.
ResponderExcluirParabéns!Que belo entendimento eu tive nesse momento,sem dúvidas! ;)
ResponderExcluirParabens. agora eu acho que nao confnda mais os dois, valeu...
ResponderExcluirqual a relação com centro de gravidade?
ResponderExcluirotima orientaçõao e instrução.
ResponderExcluirparabens
É o mesmo que derrapagen?
ResponderExcluirNo trecho que se diz: "E ainda de preferência faça a curva o mais fechado possível, exceto se for uma curva para esquerda em vias de mão dupla." Porque somente em vias de mão dupla para a esquerda?
ResponderExcluir